OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 14 de abril de 2010

QUEM VIVE AGORA PELO ESPÍRITO DE JESUS NÃO VERÁ A MORTE ETERNA.


Quarta Feira
2ª Semana da Páscoa
Jo.3,16-21


São João - cujo Evangelho lemos nestes dias pascais - não tem uma Teologia semelhante à de São Paulo. Para Paulo, carne é sinônimo de homem inteiro dominado pelo vício, pelo pecado, dirigindo-se para a morte eterna. Espírito é o Homem inteiro, também Carne e Alma, porém conduzido pelo Espírito Santo de Jesus glorificado, dirigindo-se para a eternidade de Deus. São João não tem esta antropologia, carne para o quarto evangelista é simplesmente sinônimo de fraqueza, de caducidade e de corrupção.

Nós todos somos carnais - o que significa isto para o evangelista São João? Somos limitados a esta existência terrena que termina inexoravelmente com a morte. No entanto, Deus - com sua iniciativa em Cristo Morto e Ressuscitado - dá-nos a possibilidade de vivermos já e desenvolvermos dentro de nós - com a nossa responsabilidade e liberdade - uma vida nova, espiritual, uma vida toda Crística, que o Seu Espírito vai diariamente esculpindo em nós.
    Quando acontecer que a Carne termine na corrupção inexorável da morte, aquele que se deixou regenerar não termina necessariamente na Morte. Ele, que se deixou trabalhar pelo Espírito Santo de Deus, é conduzido através da Morte à Imortalidade, porque a Vida do Espírito de Deus e a Vida daquele que é por Ele conduzido não conhecem mais as barreiras do tempo, do espaço e da própria dissolução da morte.

Isto tudo se verifica misteriosamente em nós - basta termos Fé para detectarmos este mistério em andamento em nós. Basta a Fé para o detectarmos - e muitas vezes podemos até tocar com os dedos esta metamorfose profunda que Deus - sempre através do Espírito do Glorificado - vai realizando no íntimo dos nossos Corações. Ele não deseja que nós terminemos na barreira da morte física, deseja que nós nos preparemos para a Sua Vida, para a Vida metafísica, para a Vida de Jesus glorificado. 

É desta maneira que nós entendemos o texto de hoje, e compreendemos que, na origem de todo este trabalho misterioso que o Espírito de Jesus glorificado está fazendo em nós, está o Pai, que não O mandou ao mundo para julgá-lo, mas para que o mundo, isto é, todos nós, fossemos salvos por Ele.   (*)c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário