OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 23 de outubro de 2010

VOCÊ PODE AJUDAR SUA IGREJA DE MIL MANEIRAS.


SÁBADO
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ef.4,7-16

O autor da Carta aos Efésios diz, no final, que Jesus Cristo Ressuscitado, subindo aos céus, levou cativos aqueles que jaziam no cativeiro e distribuiu dons aos homens. 
Certa vez ouvia uma pregação televisiva de alguém que se aproveitava desse texto para afirmar que Deus, em Cristo, distribui dinheiro a granel porque, qual Pai riquíssimo, não desejaria ver Seu filho na pobreza?  Esse é o anti-evangelho, é o anticristo.

“Distribuiu dons aos seres humanos” significa os famosos Carismas que existem na Igreja, dons de Jesus Ressuscitado e de Seu Espírito Santo. Dentre os Carismas que existem, São Paulo enumera alguns que são constitutivos da Igreja. Alguns dentre os seguidores de Cristo foram estabelecidos como Apóstolos, outros como Profetas, outros Evangelistas, Pastores e Mestres para a edificação do Corpo de Cristo.

Estes são os Carismas, constitutivos da Igreja.  Nela haverá sempre Pastores e Doutores.  Os outros Carismas anteriores, Apóstolos e Evangelistas, confluíram para os Carismas dos Pastores e dos Doutores. Porém, à diferença dos outros Carismas, estes não podem deixar de existir em nenhuma Igreja. 

Toda Igreja particular é necessariamente composta de Pastores e Doutores, o que não significa necessariamente doutores de teses, mas Catequistas, pessoas qualificadas para transmitir aos outros a Fé cristã, como se encontra, por exemplo, no Catecismo da Igreja Católica. A seguir, existem outros tantos dons como, por exemplo, assistência aos abandonados ou pobres, ajuda às crianças de rua, àqueles que buscam libertar todos os detidos, com suas liberdades e direitos fundamentais arranhados. Existem mil Carismas, mil tendências, mil maneiras concretas de entrar na Comunidade e se colocar a Serviço do outro.

Eu insistiria hoje num Carisma que normalmente não é repetido como deveria ser: o do Catequista. Aquele que ensina a Fé aos que são pobres no espírito, aos que são essencialmente pobres de Deus, pobres de Evangelho - os verdadeiros pobres.

Você pode ajudar sua Igreja a ir ao encontro dessa gente e levar-lhes a Luz de Jesus Cristo, você se dispõe a esta Tarefa?(*)
c/f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário