OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

UMA IGREJA VERDADEIRA ESTÁ SEMPRE CONTRÁRIA AOS COSTUMES DO MUNDO

18 de Outubro

SÃO LUCAS, EVANGELISTA
Lc.10,1-9


Celebra hoje, a igreja, a festa de São Lucas evangelista.  Nós praticamente não sabemos nada a respeito deste evangelista a não ser que era grego, provavelmente um pagão, convertido a meias ao judaísmo e depois tornado cristão e missionário.  A ele nós devemos o terceiro evangelho. 
Eu já falei muito a respeito das características de Lucas, hoje na sua festa, eu desejaria sublinhar duas.  Em primeiro lugar Lucas, na sua teologia, não conhece uma igreja que não seja perseguida, uma igreja que não esteja contrária à moda dos tempos, uma igreja que tudo aceite provindo da sociedade ou da cultura sem nenhuma filtragem. 

Para São Lucas é importante que a igreja seja incompreendida e perseguida porque esta é uma nota característica sua essencial, se ela não fosse mais perseguida, se ela não fosse caluniada, se ela não sofresse as mais variadas adversidades provindas de fora, ela não seria a verdadeira igreja, porque, neste caso, ela se teria já de muito mundanizado.

É claro que nós nunca desejaremos perseguições ou violência e, no entanto mesmo sem o desejar, a igreja é incompreendida e esta é uma nota sua característica porque Jesus também foi incompreendido e se chocou fortemente contra os judeus e contra o mundo. 

Uma segunda característica da igreja que São Lucas nos mostra ao lado da perseguição, é a pobreza.  Os missionários, sobretudo aqueles descritos por Lucas, caminham dois a dois de cidade em cidade, mas vão sem bastão, sem cajado, sem sacola, sem dinheiro, sem ouro, sem prata, despojados de todos os bens materiais, por quê?  Porque os bens que eles oferecem são de outra monta, de outra ordem, são de outra grandeza. É o que o mundo não pode dar, os missionários oferecem.

Pedro e João, nos Atos dos Apóstolos escritos por Lucas, mostram a maravilha, esta ordem de Jesus, observada pelos dois.  Ao ingressarem no templo o mendigo lhes pede esmola.  Pedro fita-o juntamente com João e lhe diz: “ouro e prata eu não tenho, mas o que tenho te dou e em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda”. 

O verdadeiro missionário Lucano e de todos os tempos é despojado dos bens materiais e a igreja também o deve ser para que assim brilhe mais e apareça muito mais a ação de Deus que não é nossa.

A graça de Deus não se compra com nenhuma soma deste mundo.(*)

c/f  Padre Fernando C. Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário