OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 17 de outubro de 2010

VOCÊ É CONDUZIDO PELO ESPÍRITO SANTO ?


13 de Outubro
Quarta Feira
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Gl.5,18-25


Continuando a nossa Reflexão sobre a Carta aos Gálatas, São Paulo nos mostra a sua Antropologia, seja, a maneira como concebia o Ser humano.

Existe para ele o Homem Carnal e o Homem Espiritual. É preciso, no entanto, que estejamos atentos a estas palavras.

O Homem espiritual não é apenas o espírito ou a Alma humana. O Homem espiritual é todo ele: Corpo e Alma. Com uma peculiaridade: conduzido pelo Espírito de Deus; conduzido pelo Espírito Santo.

O Homem carnal também não é apenas Carne. É Corpo e Alma ele também; só que não conduzido pelo Espírito Santo. Conduzido pelos seus próprios caprichos e pela sua concupiscência.
A seguir São Paulo descreve as obras de Um e as obras do outro. As Obras do Homem Espiritual são os Frutos do Espírito Santo: Paz, Amor, Concórdia, Paciência, Tolerância, Pureza, Honestidade, Simplicidade.

Quais são os frutos do Homem carnal? Este também possui os seus frutos. Os seus Frutos são: Discórdia, Litígios, Embriaguês, Dissoluções, Fornicação, Adultérios, Roubos, Assassinatos. Lamentavelmente esta radiografia ou figura é bastante conhecida de nós. Não apenas, através da Leitura de São Paulo; mas através da leitura de nossos Periódicos e da Televisão diária.

Nó podemos escolher ser Homens Carnais ou Espirituais. O Homem Espiritual se constrói na linha do Espírito e buscando sempre a ajuda da Graça de Deus e se perguntando sempre qual seria a Vontade de Deus para ele naquele momento.

O Homem carnal não tem nenhum escrúpulo desses que acabo de mencionar. Ele simplesmente enche a sua vida.  Enche a sua vida de uma série de falsos valores. Enche a sua vida de avidez pelo dinheiro. Enche a sua vida de concupiscências carnais. Enche a sua visa de sexo. Enche a sua vida de pornografia. Enche a sua vida de maledicências. Vive mal na conjunto da Comunidade e da Sociedade. Lamentavelmente este constrói a sua própria sepultura.

Atenção!  No final, São Paulo nos diz que o Homem colherá exatamente aquilo que tiver semeado. Portanto, os que tiverem semeado no Espírito e através do Espírito Santo colherão a Incorruptibilidade e a Vida eterna. Aqueles, porem que tiverem semeado na carne da carne colherão apenas a corrupção e os estragos totais que tiverem feito em si próprios e lamentavelmente nos outros também.

Cada Um colhe exatamente aquilo que antes semeou. De Deus não se zomba, com Deus não se brinca.(*)

c/f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário