OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 17 de outubro de 2010

UM DIA OS JUDEUS CHEGARÃO À PLENITUDE DA FÉ.

14 de Outubro
Quinta Feira
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ef.1,1-10



.Após a  Leitura da Carta aos Gálatas, apresenta-nos hoje  a Liturgia a Carta aos Efésios.
Esta Carta é de paternidade paulina controvertida.
Um número consistente de Exegetas imagina que estamos aqui diante de uma caso, muito conhecido no passado de Pseudonimia, ou seja, alguém terá homenageado postumamente ao São Paula já martirizado e morto oferecendo-lhe a paternidade de um Texto que terá sido escrito uns vinte ou vinte e cinco anos após sua morte, exatamente a Carta aos Efésios. Ela é chamada: Deutero-paulina. Pouco importa para nós que colhemos neste momento as Riquezas da Palavra de Deus, que Ela contem.

A Carta aos Efésios traz esta peculiaridade que as autênticas Cartas Paulinas não têm ainda, isto é, vislumbra  Igreja na sua Inteireza. Aquela que alguns anos mais tarde receberia de Santo Inácio de Antioquia o Nome de: Católica.

São Paulo se dirigia sempre às Igrejas locais, quer fosse de Corinto, quer fosse Felipos, quer fosse de Tessalônica, de Éfeso  ou então de Antioquia ou Jerusalém.

A Carta aos Efésios fala da Igreja toda inteira, da Igreja Universal. E mais. Esta Careta é belíssima, porque ela mostra que nos desígnios de Deus Judeus e Cristãos deviam fazer as Pazes e se transformar no Único Povo eleito: a Grande Igreja.

Certamente esta Carta foi escrita numa área geográfica  onde por volta dos anos oitenta e cinco ou noventa da nossa era havia uma componente judia consistente que convivia com os Cristãos, dentro da Mesma Igreja sem causar maiores problemas .Nós sabemos que esta Convivência não perdurou. Sabemos que os Judeus se afastaram sempre mais  a seguir da Cristianismo. Mas até mesmo hoje, vinte séculos decorridos, nós podemos dizer que a Religião mais próxima dos Judeus, a pesar de tudo,é o Cristianismo.. E nós dizemos que Eles, Judeus,são nossos irmãos mais velhos, na Fé. São Aqueles que pertencem hoje, dizemos nós, à Antiga Aliança. Nós gostaríamos, em primeiro lugar de banir da nossa existência quais quer tacos de Anti-Semitismo que envolveu a Cristandade, envolveu não apenas o passado; mas o Presente e catastroficamente a História do Século Vinte.

Em segundo lugar, nós gostaríamos de apreciar melhor o Povo Judeu. Nó, no Brasil, possuímos um número consistente de Judeus. Acredito que eles estejam, mais ou menos, na casa dos quarenta ou cinqüenta mil.

Em terceiro lugar, nós gostaríamos de Rezar hoje e nos próximos dias para que eles encontrem definitivamente a Paz, devendo conviver lado à lado, com os seu Irmãos Árabes ou de Religião Mussulmana.

Eu gostaría que levantássemos as mãos aos Céus nessas intenções.

Deus deseja a Concórdia de todos nós e, São Paulo nos diz que, um dia, não sabemos como, eles chegarão à Plenitude da Fé.(*)

c/f  Padre Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário