OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OS SINAIS DOS TEMPOS.


Sexta Feira
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.22,54-59


 
O Evangelho de hoje traz uma expressão tão velha quanto o Cristianismo mas desusada durante muitos séculos e agora novamente reintegrada no nosso meio: “O sinal dos tempos”. 
Jesus nos diz que nós somos bastante espertos e inteligentes para captar certos sinais dos tempos, assim um agricultor sabe perfeitamente qual é o momento de lançar determinada semente na terra; ele sabe qual é o momento exato da poda que não pode deixar de ser feita, sabe quanta água precisa, sabe quando virá a colheita.
 
Mas não é só o agricultor que conhece os sinais dos tempos. Cada um de nós conhece bem a sua vida passada, e nós somos bastante inteligentes para não deixar perder se quer uma oportunidade que represente um ganho, que represente um sucesso na nossa vida.

Nós que somos tão inteligentes a ponto de não perder nenhuma oportunidade da existência, nós que sabemos acelerar os tempos quando necessário, nós que sabemos como utilizar bem este momento presente e ao mesmo tempo fugaz da existência somos, no entanto preguiçosos quando se trata de detectar os sinais dos tempos que vem de Deus.

Façamos alguns exemplos claros: você tem Consciência de ter sido visitado pela Graça durante a sua existência adulta?  Terá havido na sua existência uma espécie de segunda conversão, depois de um período de uma absoluta esterilidade cristã?  Você é capaz de detectar o momento da graça?  O momento em que Deus o chama?  Você é capaz de mostrar-se presente quando se trata de uma Vocação, qualquer que ela seja?

Estes são momentos privilegiados; Deus nos visita ao longo da nossa existência, e nos visita de maneira muito diversificada.  Acontece que, por preguiça ou inércia, muitos de nós estamos vivendo um verdadeiro inverno espiritual e cristão, enquanto outros vivem ao nosso redor uma primavera do espírito.

Não existe medida matemática qualquer para regular e conhecer com antecedência os tempos de Deus, mas você conhece uma parábola de Jesus que fala dos operários da primeira hora, dos operários da manhã, dos operários que foram convocados ao meio dia e até daquele que foi convocado ao entardecer, quando uma hora apenas restava para o final da jornada.

A qual destes você se identifica?  De qualquer maneira está em jogo a nossa seriedade diante de Deus e a nossa Eternidade.(*)
c/f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário