OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 9 de outubro de 2010

JESUS VEIO INAUGURAR E CONSTITUIR UMA NOVA FAMÍLIA.


Sábado
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.11,27-25
Nós podemos dizer que Jesus neste mundo tinha a finalidade de inaugurar e constituir uma nova família, uma família bem mais forte do que aquela unida pelos laços de sangue.
Diz-nos o evangelista São Lucas que quando Jesus possuía apenas doze anos foi perdido e depois encontrado em Jerusalém; diante de certa lamentação de Maria, lhe responde: “Não sabíeis que devo ocupar-Me das coisas de Meu Pai?”

São João nos afirma que por ocasião do primeiro sinal, a água transformada em vinho apostrofou Maria, à primeira vista, de uma maneira pouco delicada: “Mulher que tens a ver com isto?” Mais tarde, quando a Mãe e os familiares queriam procurar Jesus e estavam fora, desejavam falar-Lhe, responde imediatamente: “Quem é Minha mãe, quem são os Meus irmãos?” E apontando para os discípulos diz: “Estes são minha Mãe e meus Irmãos”.

No texto de hoje o Evangelista São Lucas nos mostra uma mulher do povo, certamente uma Mãe, alguém que já tinha feito experiência da maternidade, gritar bem alto a Jesus: “Bem aventurado o seio que Te trouxe e os peitos que Te amamentaram”, Jesus responde imediatamente: “Antes bem aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e efetivamente a cumprem”.

Jesus não quis certamente desqualificar a Sua Mãe e, no entanto, mostra-nos mesmo a Sua família de sangue estava subordinada e era inferior, há uma outra Família que estava a ser formada por Ele mesmo, a família daqueles e daquelas que se dispõem em Cristo a ouvir a Palavra de Deus.

Muito mais tarde Santo Agostinho, um grande Mariólogo da Igreja Ocidental Latina, diz-nos o seguinte: “O que admirais no ventre de Maria tratai de operar em vossas mentes”. “No ventre de Maria”, de acordo com as leis da natureza, o Verbo de Deus esteve por nove meses, mas no interior, no Coração daquele que crê, Ele pode habitar pelos séculos dos séculos. De nada adiantaria a Maria ter sido Mãe biológica do Salvador, se por primeiro não tivesse recebido a Palavra de Deus em seu Coração.

É muito mais importante para Maria ter sido discípula, a primeira discípula, uma Mãe transformada em Discípula fiel de Jesus, do que simplesmente ter-Lhe dado a vida biológica. Nós admiramos Nossa Senhora, e fazemos bem de admirá-la, sobretudo hoje, Sábado, um dia a Ela tradicionalmente consagrado, mas aprenda a ver em Maria sempre alguém que buscou na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, buscar a Vontade de Deus em Cristo e colocá-la em prática.

Recorda-se também que, para Maria, a Vontade de Deus não foi fácil, Deus não foi simplesmente benigno com Maria, Deus lhe foi muitíssimo exigente, mas Ela é aquela que por primeiro ouviu a Palavra e a guardou num Coração bom que produziu excelentes frutos.(*)
c/f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário