OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 3 de outubro de 2010

DEUS NÃO NECESSITA DE NÓS PARA COISA ALGUMA.


27º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc.17,5-10


Neste vigésimo sétimo Domingo do Tempo Comum, São Lucas nos faz ouvir uma Oração e petição dos Apóstolos de Jesus: “Senhor aumenta-nos a Fé”. 
Verdadeiramente a Fé é dom de Deus; a teologia clássica distingue as três virtudes teologais, Fé, Esperança e Amor das outras virtudes, que se conseguem também com esforço humano. Assim como exemplo, com nosso esforço, é claro com a Graça de Deus, podemos conquistar pouco a pouco uma temperança, a castidade, a justiça, a honestidade, a transparência, mas nas virtudes teologais opera Deus diretamente.

O homem não pode fazer nada para crer e a prova disto está em muitos contemporâneos nossos gostariam de crer, tem inveja dos que crêem, mas não conseguem crer, ao menos até o momento presente. Deus tem os seus desígnios imperscrutáveis, Deus acende dentro de nós a Luz da Fé, se cremos verdadeiramente, se não brincamos com a nossa Fé.

É uma Luz maravilhosa que ilumina o nosso túnel existencial em toda a sua extensão e recobram o sentido e tem resposta àquelas perguntas que são primeiríssimas e as ultimíssimas de todo ser humano: de onde eu vim, para onde eu vou, porque sou assim, qual o sentido da minha Vida, qual o sentido da minha Morte, para que direção eu me estou dirigindo? Com a Fé e através da Luz da Fé se tem uma resposta a tudo isto.

Nós louvamos e bendizemos a Deus pelo dom merecido da Fé, mas tomemos cuidado! O dom se transforma em tarefa, aqueles que têm o dom da Fé têm o poder de apagá-la e muitos apagaram esta Luz dentro de si. Não vem dito que recobrarão novamente a Luz que culpavelmente apagaram dentro de si.

O texto de São Lucas se continua com uma Parábola que choca a nós modernos: a Parábola do Servidor que não faz outra coisa a não ser cumprir o seu dever. Assim somos nós diante de Deus.

Ajudaria, quem sabe, alguns de nós sabermos o seguinte: Primeiro, eu necessito Deus para tudo, mas segundo, desculpe-me, Deus, não necessita de nenhum de nós para nada e tudo aquilo que recebemos é dom Seu, não é merecimento nosso, não nos é devido por coisa alguma a começar pela própria Vida.

Que fez você para existir? No íntimo da sua Vida não está você, foi um outro que o deu a si mesmo, nós somos apenas administradores de algo grandioso que recebemos sem nenhum pagamento, sem nenhum custo na nossa existência e assim somos nós diante de Deus, quanto mais nos humilharmos, quanto mais tocarmos a nossa verdade, mais Deus nos encherá de Seus dons, porque Seus dons são absolutamente gratuitos, porque o que Ele não deseja é que alguém se manifeste, ou se manifeste credor diante Dele. Não o é!

Deus não é credor de pessoa alguma.(*)
c/f  Padre Fernndo C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário