OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A PALAVRA DE JESUS NOS JULGA NO EXATO MOMENTO EM QUE AGIMOS



Quinta Feira
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Lc.12,47-53


Quando São Lucas iniciou a redação de seu Evangelho nos capítulos da infância de Jesus, diz-nos que quando Ele nasceu os anjos saudaram a Terra e nos auguraram a Paz de Deus:  “Glória a Deus nas as alturas e Paz na Terra aos homens por Ele amados”.
Jesus, no entanto, no texto do Evangelho de hoje diz que não veio trazer a Paz a este mundo, mas, pelo contrário, veio trazer a divisão.  E insiste: “doravante numa casa de cinco pessoas, duas estarão contra três e três estarão contra duas. Pais não compreenderão os filhos e filhos não compreenderão seus Pais”. Como equacionar essas duas afirmações aparentemente contraditórias? 

Deus quer trazer-nos a Paz e oferece-nos a Paz em Cristo; acontece que Cristo, pela Sua simples presença neste mundo, torna-Se um sinal de contradição porque faz exigências sérias, tem um estilo de Vida, possui um comportamento, não se modifica, é obediente ao desígnio de Deus e nos coloca na direção para onde Ele vai. “Quem não tomar sua Cruz de cada dia não pode ser Meu discípulo”. 

Existem páginas belíssimas no Evangelho de São Lucas e no interior de todo o Novo Testamento, mas existem também páginas que para muitos são antipáticas, são por demais exigentes, e há outras que são classificadas como páginas ultrapassadas, páginas fora de moda, ou fora de época, que deveriam ser arrancadas do Evangelho. Por causa de tudo isto a Igreja apresenta o sinal contraditório de Jesus.  Efetivamente não é difícil captar o que quero dizer: existem comportamentos atuais, culturais, das nossas sociedades avançadas e democráticas que o Discípulo de Jesus deve deixar de lado como, por exemplo, o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o comportamento violento, a guerra,o Perdaão.  Estas coisas não são fáceis de ser aceitas e por isso muitos voltam as costas ao Evangelho.

A Palavra de Jesus é uma Palavra clara e é ao mesmo tempo uma Palavra que julga; cada um é julgado no momento exato em que se decide a favor ou contra Jesus Cristo.  De qualquer maneira, São Lucas sabe bem e escreveu nos Atos dos apóstolos: “nenhum outro nome nos foi dado por Deus neste céu pelo qual nós devamos ser Salvos”. 

Ou nós assumimos os compromissos de Jesus, ou simplesmente, não teremos o final de Jesus.   Para nós não haverá Ressurreição gloriosa dos mortos.(*)
c/f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário