OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VOCÊ É FUNDAMENTALMENTE DE DEUS ?

Sexta Feira
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Gl.3,7-14


Poderíamos dizer que a Carta de São Paulo aos Gálatas é um comentário à afirmação que Jesus faz hoje no Evangelho: “Quem não está ao meu favor, é contra Mim, que não recolhe Comigo, dispersa".
Toda Vida cristã é saber se se está com Cristo, São Paulo pensa em branco e preto. Para São Paulo não há meio termo, não é possível que uma pessoa não seja nem do mundo e nem de Cristo, logo esta pessoa tem o Espirito Santo e é um homem espiritual, isto é, todo ele conduzido pelo Espírito de Jesus, ou é um homem carnal, isto é, totalmente conduzido pelos próprios caprichos, pelos vícios arraigados e pela sua visão limitada e egoística a respeito de si mesmo e dos outros.

Não existe um meio termo entre a carne e o espírito, esta afirmação pode nos chocar porque muitos de nós temos a sensação de não sermos nem uma coisa, nem outra, nem totalmente de Deus, nem totalmente mundano, nem totalmente de Deus, nem totalmente pecaminoso, mas é uma sensação apenas superficial. Nós, através de um exame de Consciência, podemos distinguir, ou saber com clareza, se estamos unidos a Cristo, ou se estamos na desgraça de Deus.

Se você vive, ou busca uma pureza de intenções, se a sua Consciência atualmente não o acusa de uma falta grave, se você se esforça por ouvir Deus diariamente na sua Vida, se você se esforça por obedecer-Lhe, se você é reto e procura a Verdade, então você é fundamentalmente de Deus.

Pode não estar acabado, pode não estar pronto, pode não estar completo, e isto é verdade para todos nós, mas aquela afirmação luterana de um sentido forte de homem ao mesmo tempo justo e pecador, como se isto pudesse ser traduzido na graça e na desgraça de Deus ao mesmo tempo, isto absolutamente não é possível , pelo contrario, existem pessoas que depois de um sério exame de consciência devem concluir que são realmente carnais, que falam mais alto os seus vícios, os seus caprichos, são preguiçosos com relação a Deus, com relação aos demais são egoístas, pensam em si da manhã a noite, são incapazes de realizar um bem desinteressadamente. Evidente, uma pessoa assim só pode concluir que não está na graça de Deus.  
Deus nos deixa sempre numa salutar incerteza, os que estão na graça não sabem exatamente qual a sua situação perante Deus e aqueles que deveriam confessar atualmente: estou na desgraça também, não sabem como irão terminar a existência.

Deus nos deixa numa salutar incerteza para uns, os primeiros não pequem por presunção, e os segundos tenham ainda tempo para o arrependimento, não cometam um outro pecado de desespero.(*)
c/f Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário