OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SÓ UNIDOS A JESUS AGRADAMOS A DEUS PAI.


Quarta Feira
5ª Semana da Páscoa
Jo.15,1-8

Hoje dá-nos Jesus uma lição importante: “Sem Mim - diz-nos Ele - nada podeis fazer”. É verdade: neste mundo nós realizamos muitas coisas. Até mesmo aqueles que não se dispõem ou não querem estar com Cristo realizam imensos progressos nas ciências experimentais. Todos nós podemos progredir nas coisas que são deste mundo com os talentos dados pelo Criador.
Jesus, neste Evangelho, se refere ao nosso crescimento espiritual, ao nosso crescimento na Vida cristã, cuja semente foi depositada em nós pelo Batismo. Neste nível - no nível sobrenatural - quando se trata de nos aproximar ou não de Deus, nossa impotência é radical.
Neste nível nada podemos por nós mesmos, e é preciso que estejamos convencidos desta Verdade, porque muitos Cristãos não o estão. Concretamente agem da seguinte maneira: tudo depende do meu esforço, tudo depende das capacidades que eu tenho. O bem está ao meu alcance e, se eu colaborar, conseguirei realizá-lo; se eu me der ao trabalho de buscá-lo, alcançarei o prêmio, trarei a vitória.
Este Raciocínio não é Cristão, é totalmente pagão. Na Vida em Cristo - e quando se trata de aproximarmo-nos de Deus - somos totalmente impotentes, somos completamente incapazes, a não ser que Cristo nos conceda e nos mantenha aquela Graça no momento esperado ou desejado. Então sim, sustentados e mantidos por Ele, nós poderemos crescer para Deus.
É preciso repetir: sem Ele não seremos absolutamente nada, e a comparação tirada do mundo vegetal que nos traz o evangelista é sugestiva: um ramo não tem vida própria a não ser se estiver vitalmente ligado ao tronco.
É assim que Jesus deseja que nós vivamos a nossa aventura cristã: profundamente arraigados Nele. À medida que recebermos Dele a seiva do Espírito Santo - nesta exata medida - nós progrediremos. À medida que recebermos Dele diretamente a Graça de uma determinada ação, aquela ação nos aproximará de Deus.
Portanto, diante de qualquer coisa que se apresente a nós na Vida cristã, façamos primeiramente esta pergunta: É verdade que Jesus deseja nos ver realizar a Sua obra? Que Jesus nos quer dar determinada obra para que a realizemos?
Se for do Seu agrado, ela será vitoriosa para nós   (*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário