OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SÓ O ESPÍRITO SANTO NOS CONDUZ Á VERDADE PLENA.

Quarta Feira
6ª Semana da Páscoa
Jo.16,12-15




Existem diversos níveis de conhecimento de uma verdade, sobretudo de uma verdade existencial ou religiosa. Assim, nós sabemos, desde o nosso primeiro Catecismo, que Jesus morreu na Cruz e morreu na Cruz para nos Salvar.  Quantas vezes nos repetiram esta verdade e quantas vezes nós a dissemos a nós mesmos?  E, no entanto, num nível primeiro estas verdades não penetram a fundo, não comovem e não transfiguram uma pessoa.

Quando se passa ao nível superior, então se cai em si.  E é possível que uma pessoa, depois de longo percurso Cristão, se depare pela primeira vez com a profundidade desta realidade: Jesus Cristo Morreu na Vruz para me salvar.

Se se chega ao nível mais profundo, então, podemos dizer que se passa a saborear o Mistério na sua inteireza - e isto é Graça do Espírito Santo. Não fosse o Espírito Santo, todas as verdades do Cristianismo que alimentam nossa Fé correriam o perigo de ficarem no primeiro nível.  Nós recitaríamos indefinidamente o nosso credo, mas nada - absolutamente nada - nos comoveria, nada nos transformaria, nada nos faria chorar ou, então, pouca coisa nos encheria de grandíssimo entusiasmo e incontida Alegria.
 
É na Oração silenciosa e perseverante que se pede a Deus a graça do Espírito Santo.  Este Dom não é nosso e não é através do estudo que chegamos a este nível superior.  Pode o estudo ajudar, mas por si só é insuficiente.

É necessária a Oração, a Oração constante a fim de que cada um peça o dom do Espírito. Ele, sim, é capaz, por assim dizer, de Ressuscitar dentro de nós uma verdade que jazia semelhante a algo sem Vida ou, de qualquer maneira, algo sem muita importância em nosso Coração. 

É exatamente disto que nos fala o Evangelho de hoje ao nos prometer o Espírito da Verdade: “O Espírito da Verdade vos conduzirá a toda verdade”.  Não a uma maior intelecção, mas a uma gratificação mais profunda, a uma maneira mais íntima de saborear a palavra de Deus e a Sua presença vivificante em nós.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário