OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 15 de maio de 2010

QUEM PEDE A DEUS O ESPÍRITO SANTO ESTÁ PEDINDO TODOS OS BENS.

Sábado 6ª Semana da Páscoa
Jo.16,23-28
 

Sempre no contexto amigável, sereno, do discurso de despedida de Jesus aos Seus, está o convite a que se peça algo ao Pai em Seu nome.  “Até agora nada pedistes em Meu nome. Pedi e vos será dado, para que a vossa alegria seja completa.” Os evangelistas sinóticos têm algo semelhante: “Pedi e recebereis, batei e a porta vos será aberta.”

Quem pede recebe, a quem bate a porta se abre. Lamentavelmente, estas expressões retiradas de maneira brutal do seu contexto levam muitos fiéis a compreenderem mal o seu sentido.

Jesus não nos encoraja a pedirmos bens materiais, a pedirmos dinheiro, facilidades na vida, prazeres, tranqüilidade ou sucesso na empresa, na profissão, nos negócios ou no estudo.  Não é proibido pedir nada disso, mas não é exatamente o que se pretende com estes imperativos todos.

A pessoa que se enche de Cristo através do Espírito Santo faz um único pedido a Deus.  Pede, em efusão sempre mais intensa, o Dom deste mesmo Espírito.  E quem pede a Deus o Espírito Santo pede tudo, porque, como afirmava São Tomás de Aquino: “o maior contém o menor”, “virtualiter et eminenter”:  virtualmente e eminentemente.

Quem pede o Espírito Santo não pode pedir a Deus dom maior, dom mais perfeito - pede o próprio Deus - e esta pessoa se coloca em condições de recebê-Lo.  Aquele que pediu bem menos, aquele que pediu apenas saúde, apenas uma amizade, apenas facilidade, um emprego ou o que quer que seja, pediu menos, repito, pediu muito menos que o Espírito Santo.  Pediu fora do contexto em que estas Orações devem ser feitas. 

Estes, sim, correm o perigo de não pedirem segundo Deus.  Como não é o homem que transforma o Coração de Deus - nem mesmo através da Oração - pelo contrário, o homem, através da Oração, pede a Deus que lhe mostre a beleza da Sua vontade; aquele, repito, corre o risco de não receber o que havia pedido.

Peçamos, mas sejamos exigentes conosco, peçamos o máximo, peçamos o Dom do Espírito Santo.  Nestes dias que antecedem o Pentecostes, peçamos o Dom do Espírito para a Igreja toda inteira, para o nosso clero no Brasil, que dele tanto necessita nestes últimos tempos.

Peçamos o Dom do Espírito para cada um de nós também.(*)

c / f Padre Fernando C.Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário