OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 26 de maio de 2010

OS OLHOS DA FÉ PENETRAM INFINITAMENTE MAIS QUE A VISÃO NATURAL



QUINTA FEIRA
8ª SEMANA T. COMUM
Mc.10,46-52

Padre Fernando C. Cardoso
Quanto era grande o desejo daquele pobre cego da estrada de Jericó em recuperar a visão! “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Os outros, inicialmente, lhe aconselharam um pouco de discrição, mas ele gritava cada vez mais alto: “Tem piedade de mim”. Quando ele se depara com Jesus e Este lhe pergunta: “O que queres que Eu te faça?”, a resposta é pronta e imediata: “Senhor, que eu veja”.

De fato, a Luz é o dom maravilhoso que Deus nos deu. Somente podemos aquilatar esta maravilha, se um dia nos privamos dela. No entanto a luz deste mundo serve apenas para nos guiar neste mesmo mundo. Ao lado desta luz - que é maravilha aos nossos olhos - existe outra Luz suplementar que é a Luz da Fé. São os olhos do Coração capazes de enxergar já, de alguma maneira, o invisível, e encher-nos de coragem e entusiasmo para caminharmos na direção da Vida Eterna.

Vemos que o mesmo acontece com aquele cego: logo após o milagre pedido e recebido, o cego põe-se a caminhar ao lado de Jesus Cristo e a segui-Lo no último trecho que O separa da Cidade de Jerusalém - a Cidade da Paixão, Morte e Ressurreição.

Discretamente, o evangelista São Marcos diz a seus leitores que, na verdade, recebe uma plenitude de Luz não apenas aquele que enxerga bem as coisas deste mundo, mas aquele que, além destas, é capaz de vislumbrar as do mundo invisível. E as distingue a ponto de se deixar polarizar por elas, redimensionando os seus valores, de acordo com a meta a que se propôs: a Vida Eterna.

Todos nós louvamos e agradecemos a Deus pelo Dom da vista com que nos podemos orientar, mas são relativamente poucas as pessoas que são capazes de aquilatar a outra visão, muito mais penetrante, que são os olhos da Fé. Estas pessoas - diferentemente das outras que não têm esta visão - encaminham-se rumo à Eternidade de Deus, de maneira responsável, digna, humana.

É desta forma que Deus deseja trabalhar em nós, e cada um pode encontrar neste pobre cego que afinal seguiu Jesus na Sua paixão, Morte e Ressurreição um exemplo a ser imitado.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário