OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 30 de maio de 2010

A MELHOR MANEIRA DE HONRAR A DEUS É SILENCIAR RESPEITOSAMENTE EM SUA PRESENÇA.


SÁBADO
8ª SEMANA T. COMUM
Mc.11,27-33

Há uma semana atrás, concluindo o Tempo Pascal, celebrávamos a solenidade de Pentecostes. Hoje celebramos a solenidade da Santíssima Trindade.  Na verdade, tudo se inicia, continua e se conclui em nome da Santíssima Trindade.

Vem-me à mente certa crise vivida pelo próprio São Tomás no final de sua existência.  Alguns chegaram a afirmar que São Tomás foi vitimado por uma profunda depressão; na verdade São Tomás, no final da sua vida, não quis mais escrever coisa alguma, não desejou mais se pronunciar sobre Deus, chegando a afirmar que tudo aquilo que até então havia dito de Deus era pura palha, que servia a bem pouco. Admiramos esta afirmação de São Tomás, porque como poucos ele se aprofundou na sua síntese teológica e na sua suma teológica, “o mistério trinitário”.  

No final da existência tudo é palha, tudo é indigno de Deus e a melhor maneira de honrar a Deus é silenciar respeitosamente na Sua presença.  Este sentimento de profunda humildade diante de um grandíssimo, infinito mistério que nos sobre-passa de muito a inteligência - não só no tempo, mas também na eternidade - é o sentimento que domina, ou deveria dominar nossos Corações não apenas no dia de hoje, mas no ano inteiro e sempre que nos pomos na presença de Deus. 

Jamais - sequer na eternidade - compreenderemos o Seu mistério: uma grande Unidade que não Se dissolve numa Trindade de Pessoas!  E, no entanto, na Revelação cristã nós recebemos, através da Luz da Fé, o Amor que o Pai imprimiu no Coração de Cristo através de Seu Espírito Santo e no-lo coloca no próprio íntimo de nossos Corações.

Hoje nos voltamos para o Pai, de onde provém todo Dom perfeito. Voltamo-nos ao Pai das Luzes e O adoramos humildes e agradecidos, porque nos enviou o Seu Verbo Filho - Sua Palavra, Deus de Deus, Luz da Luz – que, tendo sido Glorificado através da Paixão, Morte e Ressurreição, é capaz de penetrar no íntimo dos nossos Corações e conceder-nos o Dom do Espírito Santo.

Em outras palavras, tendo recebido de Jesus o próprio Espírito de Deus no Coração de Cristo, através de Sua mediação podemos dirigir-nos a Deus, infinitamente grande, infinitamente maior do que tudo o que almejamos e desejamos.

Adoremos a Trindade na Unidade de Sua substância e nas três Pessoas ou relações subsistentes.  (*)

c / f Padre Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário