OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 6 de maio de 2010

AMAR OS IRMÃOS COMO JESUS NOS AMOU.


Quinta Feira.
5ª Semana da Páscoa
Jo.15,9-15

"Como o Pai Me amou eu também vos amei", assim nos diz Jesus. "Permanecei no Meu amor. Se observardes os Meus mandamentos permanecereis no Meu amor, como eu observei os mandamentos do Pai e permaneço no Seu amor”.
Quais foram os mandamentos que Jesus recebeu do Pai neste Evangelho? A resposta é clara e imediata: Jesus recebeu um único mandamento do Pai, o Mandamento de nos amar até a última extremidade do amor. E para Ele, concretamente, a última extremidade do amor foi sua Paixão e Morte dolorosíssima na cruz.
Não há maior Amor do que dar a Vida pelo seu amigo. Jesus não vive de abstrações, Jesus recebeu do Pai uma tarefa a ser cumprida. O Pai inspirou-Lhe o que deveria realizar em Sua Vida e, por ter realizado a inspiração do Pai até a consumação da própria existência, Jesus permanece no amor do Pai.
Desta maneira Ele Se manifesta a nós hoje como o paradigma a ser imitado. Se quisermos permanecer no amor Dele como Ele permaneceu no amor do Pai, tratemos de nos amar como Ele nos amou.
E aqui é preciso toda atenção. Já seria enorme afirmar que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, mas Jesus supera este Mandamento já conhecido de alguma maneira no Antigo Testamento: é preciso que amemos os irmãos que possuem a mesma Fé com a intensidade, não do nosso Amor, mas com a intensidade do Amor de Jesus para com eles.
Com outras palavras, é preciso que nós permitamos que Jesus nos use como Ele o desejar para que - através de nós, através de nossa docilidade absoluta - o Seu Amor possa concretamente atingir aquele que possui a mesma fé que nós.
O evangelista fala sempre do Amor entre aqueles que possuem uma só Fé. No momento em que a Igreja sofre tremendamente com o bombardeio da mídia e dos meios de comunicação, como seria belo se ao menos no seu interior resplandecesse uma luz intensa: eles aprenderam a se amar, eles se amam, eles não têm nenhum acanhamento em se entregarem uns aos outros como Jesus a cada um de nós se entregou.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário