OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 23 de maio de 2010

DOMINGO DE PENTECOSTES. OS DONS DA INTELIGÊNCIA E DO CONSELHO NOS GARANTEM O CAMINHO PARA DEUS.



Jo.20,19-23


Meditação

Celebramos hoje na conclusão do Tempo Pascal, o Domingo de Pentecostes. O Espírito Santo é dado pelo Pai através de Jesus Cristo. Ele vem a nós, não do alto da Trindade diretamente, mas do Coração aberto de Cristo na Cruz.

É o grande Dom de Deus, é a Doçura de Deus, a Bondade de Deus. São as delícias de Deus que nos são concedidas; este Espírito Santo nos torna capazes de aquilatar e fazer a experiência deliciosa de como Deus nos ama concretamente, apesar dos nossos pecados, do nosso passado.

Este Espírito de Deus nos torna também capazes a Amar os demais com amor não humano, mas com Amor Divino e esta é a grande característica do Amor cristão: Amar com o Coração de Deus, não com o coração simplesmente humano.

O Espírito Santo presente na Igreja em primeiro lugar e em cada um de nós, traz-nos alguns dons. Uma teologia clássica fala-nos de sete dons, mas sete significa uma plenitude de dons. O Espírito não nos é concedido a conta gotas; o Pai O dá sem nenhuma medida. Dentro de nós, como hóspede dos nossos Corações, ele nos infunde em primeiro lugar o Dom da Inteligência. O que é o dom da Inteligência?

É ter gosto, ter sabor, sentir alegria pelas coisas de Deus, querer conhecer mais, não apenas para satisfazer o intelecto, mas sobretudo para saborear quão suave e quão bom é o Senhor.

Ao lado do Dom da Inteligência, o Espírito Santo nos concede o Dom do Conselho. Conselho é uma palavra muitíssima e freqüentemente usada. Não significa muita coisa nos dias de hoje, mas o Dom do Conselho é na verdade termos a capacidade de projetar a nossa vida segundo Deus e segundo valores definitivos.

Quantas pessoas vivem a banalidade, a superficialidade, jamais construíram coisa alguma, jamais edificaram algo de definitivo nas próprias existências. O Dom do Conselho nos leva a projetar a Vida de acordo com Deus e de projetá-la portanto na linha Definitiva, não na linha do provisório.

Dom da Inteligência, Dom do Conselho, eis algo que podemos receber do Espírito Santo, algo que Ele presente nos nossos Corações nos comunica diretamente de Deus.(*)
C / F Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário