OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 12 de março de 2010

SÓ DEUS ACENDE EM NÓS A LUZ DA FÉ E DO AMOR



Sexta Feira
3ª Semana da Quaresma
Mc.12,28-34

É uma verdadeira alegria podermos escutar uma vez mais neste tempo quaresmal qual o mandamento que agrada a Deus mormente. Qual o mandamento que Deus por primeiro deseja ver observado por cada um de nós.
É claro que se trata do Mandamento do Amor. Normalmente, existem Pregadores que não insistem muito nas Virtudes teologais: a Fé, a Esperança e o Amor. Insistem mais nas virtudes morais como, por exemplo, a justiça, a temperança, a paciência ou a castidade. No entanto, são estas Virtudes teologais, em primeiro lugar, as que são mais diretamente infundidas por Deus em cada um de nós.
Eu não posso, de forma alguma, acender a Luz da Fé em nenhum Coração. Posso pregar - devo pregar - mas a minha capacidade termina ai. Deus - e somente Ele - pode acender a Luz da Fé. Deus - e somente ele - pode infundir em cada Coração o Amor, e quando infunde o Amor, dá-nos o seu Espírito Santo, e este Espírito Santo se transforma em forma dinâmica de Amor. Leva-nos evidentemente a amar a Deus, mas leva-nos a amar a Deus através do cumprimento da Sua vontade e, sobre tudo, através do Amor horizontal.
            A Igreja faz bem em insistir no tempo quaresmal na prática das Virtudes teologias e hoje, especificamente, no Amor. Porque a nossa tendência é tentar quantificar a nossa Vida cristã através de certo exercício - ou exame de consciência - que tenha como objeto os nossos deveres morais, as nossas virtudes morais.
            
É mais fácil detectar quanta castidade eu tenho, ou quanta justiça existe no meu Coração, do que aquilatar a força e a intensidade do Amor. Mas, repito, a Igreja insiste nas Virtudes teologais, porque elas - e apenas elas - nos põem em contato direto com Deus.
Sem a Fé, sem a Esperança e sem o Amor, é impossível agradar a Deus, e quem possui estas três virtudes, por decorrência e derivação, está também observando as outras virtudes cardeais ou morais.   (*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário