OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 7 de março de 2010

QUARESMA TEMPO DE REVISÃO DE VIDA e DE CONVERSÃO



Segunda Feira
3ª Semana da Quaresma
Lc.4,24-30
Hoje ouvimos uma queixa de Jesus com relação aos judeus habitantes de Nazaré, onde se havia criado e onde havia exercido o ofício de carpinteiro.
         Nos dias do profeta Elias havia muitas viúvas em Israel, mas nenhuma delas foi socorrida por Elias, a não ser uma viúva estrangeira de Sarépda na Sidonea.
          Nos dias do profeta Elizeu havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado a não ser outro estrangeiro, Naamã o Sírio. E através deste texto, nós recebemos uma advertência de Jesus.
           É possível, que o Espírito Santo encontre fora das fronteiras geográficas da Igreja Católica e até mesmo no meio de pagãos não batizados, pessoas mais abertas a Deus, pessoas mais abertas ao próximo, pessoas mais caridosas, pessoas mais sensíveis do que nós, que vivemos bem próximos, ao menos fisicamente dos Sacramentos da Salvação.

Padre Fernando C. Crdoso
 


Lamentavelmente às vezes aqui dentro, existem muito mais Corações empedernidos do que lá fora. Não é verdade que a graça de Deus age apenas aqui dentro, não é verdade que a Graça de Deus mova apenas Católicos.
          Existem pessoas não católicas e até não cristãs que nos dão verdadeiras lições de humanidade, em fim de Caridade. Não é o amor a plenitude da lei?
            Com o Concílio Vaticano II, nós poderíamos dizer que existem muitas pessoas, embora com o corpo fora da Igreja Católica, não são cristãos, não são católicos, não foram batizados, estão, no entanto com o coração aqui dentro.
             E a situação destas pessoas diante de Deus é bem melhor do que a de católicos, relaxados, medíocres ou abaixo da mediocridade, isto é, católicos que estão plenamente presentes de corpo na Igreja, embora com o coração fora.
            O tempo da quaresma é um tempo de conversão e cada um de nós que está com o corpo dentro da Igreja, se ponha a pensar se está também dentro da Igreja com o seu coração, onde andam os seus afetos, onde andam os seus desejos, o que é que aspira nesta vida, no seu prolongamento e no final dela.
             
A quaresma é para cada um de nós um tempo sério de Revisão de Vida e de Conversão: “Onde estiver o teu tesouro, lá estará também o teu Coração”.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário