OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 22 de março de 2010

JESUS , LUZ QUE ORIENTA E SALVA A NOSSA VIDA



Segunda Feira
5ª Semana da Quaresma
                                                                            Jo.8,12-20
“Eu sou - diz Jesus - a luz do mundo. Quem me segue não caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

Luz, como também água e ar, são realidades primeiras. Sem este tripé, não haveria nenhum tipo de Vida neste Planeta. No entanto, estamos tão habituados a ver a luz, estamos tão acostumados a enxergar através da luz, que não percebemos sua importância decisiva em nossa existência.

Talvez fosse necessário que algum de nós fosse privado temporariamente da luz - e isto pode acontecer com pessoas que possuem certas doenças dos olhos - para que se desse valor ao que nunca se imaginou fosse de capital importância na própria existência. A luz física - seja ela a luz do sol ou a luz de uma lâmpada - nos dá o sentido dos objetos e as respectivas distâncias, não permite que nós caminhemos desordenadamente e não permite que nós tropecemos ou caiamos.

Estas luzes deste mundo se tornaram, na Palavra de Deus, o símbolo de outra iluminação. Jesus quer ser no nível superior da Fé, no nível sobrenatural - eu diria no nível metafísico, isto é no nível para além da física - o que é a luz neste mundo para nós. Ele deseja ser a orientação dos nossos passos existenciais; Ele deseja ser a meta a que nós aspiramos e para a qual conscientemente nos encaminhamos.

Ele não deseja que naquele nível metafísico nós sejamos pessoas totalmente desorientadas, descontroladas, caminhando sempre de confusão em confusão. Como é triste contemplar pessoas assim. Como é triste ver pessoas que constroem com celeridade e rapidez a sua própria ruína. Jesus não deseja isto para nenhum de nós.

Existem pessoas que sabem caminhar neste mundo sem perder de vista o que é eterno, o que vai além, o que não podemos imediatamente captar com a Luz que impressiona os nossos olhos. Deixemo-nos conduzir por Jesus e, sobretudo, fujamos de qualquer desorientação existencial na vida espiritual e cristã. Não é preciso fazer certas experiências para depois percebermos que elas podem ser fatais. Confiemos na Palavra de Deus e sigamo-Lo.  (*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário