OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 13 de março de 2010

PROGREDIR NA INTIMIDADE COM DEUS



Sábado
3ª Semana da Quaresma
Os.14,2-10
Hoje lamenta-se Deus - através do profeta Oséias na primeira leitura - que o Amor de muitos de nós é comparável a uma pequena nuvem que surge na Palestina quando desponta a aurora. Os primeiros raios do sol são mais que suficientes para dissipar esta nuvem.
O profeta escolheu um símbolo eloqüente – como a nuvem, muitos de nós somos inconstantes diante de Deus, não somos perseverantes e não levamos a sério propósitos ou convicções que vamos formando em nós. Inconstância, falta de perseverança, quedas repetidas no mesmo pecado, conversões ambíguas que não atingem o fundo do Coração - tudo isto é aquela matéria de que se lamenta Deus por intermédio do seu profeta. 
Hoje, o texto não fala aos antigos israelitas que não existem mais - fala a nós. Hoje este texto quer se referir a cada um de nós, e temos todo dever diante dele de, com realismo e humildade, nos colocar diante de Deus a examinar a constância, a fidelidade e a perseverança nos nossos bons propósitos.
A este respeito, diz Jesus em outro lugar: “não são aqueles que dizem Senhor, Senhor”, não são aqueles que multiplicam seus bons propósitos que entrarão infalivelmente na Vida eterna. São, pelo contrário, aqueles que traduzem em prática a Palavra de Deus, que foi feita e transmitida de um modo tal, que não deve ser apenas escutada. Existe um momento em que ela é escutada, existe um segundo momento em que ela é ruminada e jogada para dentro do Coração, e um terceiro momento - que não deve faltar jamais - diante do qual devemos nos examinar diariamente se ela se traduz em prática, se ela se traduz numa Vida diversa, numa Vida mais Evangélica ou mais unida a Cristo.
Estes, e apenas estes, são os que progridem agora na Quaresma na intimidade com Deus, a estes Deus revelará a Sua face, e estes levam a sério a Vida cristã, que é uma Vida que deve ser concretamente vivida.    (*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário