OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 15 de março de 2010

FÉ VERDADEIRA É CRER UNICAMENTE NA PALAVRA DE DEUS.



2ª Feira Toda
4ª Semana da Quaresma
  Jo.4,43-54.
A partir de hoje e durante todo Tempo Pascal, a Igreja nos fará ouvir normalmente o Evangelho de São João. O texto que hoje se nos apresenta fala-nos da cura do filho de um alto oficial da Galiléia. Este se aproxima de Jesus e suplica em favor de seu filho. Jesus simplesmente lhe diz que pode voltar tranqüilo para sua casa, de Nazaré ou de suas redondezas a Carfanaum, porque este seu filho está curado

É de se notar que Jesus não realizou gesto algum, e o caminho de Caná da Galiléia a Carfanaum era um caminho a ser percorrido em dois dias. Aquele oficial durante dois dias creu na Palavra de Jesus, sem que pudesse verificar a sua eficácia ou não. Somente quarenta e oito horas depois, ao se aproximar de Carfanaum, recebeu, por seus empregados, a notícia de que o filho se encontrava bem. Perguntou a que horas a febre o havia deixado e, através da resposta, percebeu ser aquela a hora em que Jesus lhe dissera “vai, teu filho vive”.
Novamente arremata o evangelista: creu ele e toda a sua família. Este texto foi conservado pelo evangelista para mostrar a gênese de um progresso no ato de fé.
O ato de Fé puro é aquele que se baseia unicamente na Palavra de Deus, ainda que não possa ser verificado de forma alguma. Se este oficial não estivesse inicialmente disposto a crer - ainda que ainda com uma Fé inicial e incoativa - ele poderia pensar da seguinte maneira: bem, se as coisas não derem certo, eu tinha perfeita razão em não crer; se as coisas, pelo contrário, derem certo é porque deveriam acontecer daquela maneira.
Quem não crê tem sempre alguma justificativa para a sua incredulidade; no entanto, não é para isto que o evangelista nos transmite este texto. É para que nós passemos de uma Fé inicial - quem sabe imperfeita ainda, buscando algum bem material em nosso favor ou proveito - para uma Fé mais madura, onde o desinteresse é total e a confiança depositada nas mãos de Deus é absoluta, sem que seja necessária alguma verificação.
Isto não é absolutamente irracional. Isto não nos torna animais ou não nos torna seres estúpidos ou imbecis. Isto simplesmente mostra que a verdadeira fé se dará apenas quando nos entregarmos sem nenhuma verificação. Isto acontecerá plenamente no momento da Morte de cada um de nós.   (*)
c /c Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário