OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 23 de março de 2010

RECEBE O PERDÃO QUEM, ARREPENDIDO, CONTEMPLA JESUS CRUCIFICADO



Terça Feira
5ª Semana da Quaresma
                                                                              Nm.21,4-9

A primeira leitura tirada do Livro dos Números traz-nos um fato curioso. Diz o texto que, certa vez, Moisés construiu uma serpente de bronze e a levantou no deserto, para que aqueles que murmurassem contra Deus e fossem picados por serpentes, contemplando aquela serpente de bronze, não viessem a perecer.

O texto parece estar envolvido em lendas. É possível que tenha havido no Templo de Jerusalém algum estandarte semelhante a uma serpente de bronze e, a partir de então, se terá construído esta história que se encontra no Livro dos Números.

No entanto, Jesus se aproveita deste texto - sem se importar se de fato aconteceu historicamente ou não - para mostrar certas analogias entre aquela serpente içada (=levantada ) numa haste e seu próprio fim. Da mesma maneira como Moisés levantou a serpente no deserto, é preciso que o Filho do Homem seja levantado. E da mesma maneira que aqueles pecadores que murmuraram contra Deus para que não viessem a perecer deviam contemplar a serpente erguida por Moisés, assim também nós pobres pecadores - envenenados e picados constantemente pela velha serpente que a Sagrada Escritura chama Diabo e Satanás - olhando para o Cristo Crucificado com Fé, não viremos a sofrer a condenação eterna.

É exatamente esta contemplação de Jesus Cristo levantado - que dentro em breve na Semana Santa queremos contemplar - que o evangelho antecipa na nossa Meditação de hoje.

Sim, nenhum de nós esteve livre de picadas venenosas e fatais; basta um fechar de olhos para que a recordação nos mostre todas as vezes em que conscientemente ofendemos a Deus e fomos, de certa maneira, objeto de condenação - ou, pelo menos, a merecer.

Deus nos conceda a todos neste final de Quaresma e na próxima Semana Santa a grande Graça de contemplarmos Jesus levantado, e aqueles que souberem olhar para Ele com olhar de Arrependimento e de Conversão, estes receberão Dele a Absolvição e o Perdão.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Um comentário:

  1. assim tambem todo fiel recorrera a vos no momento da nessecidade salmo31;6 boa noite padre

    ResponderExcluir