OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 1 de junho de 2010

SÃO JUSTINO: Filósofo e Mártir.1º de Junho.


ANTES OBEDECER A DEUS QUE AOS HOMENS
9ª SEMANA T.COMUM
Mc.12,13-17


Jesus hoje nos é manifestado numa acirrada discussão com seus opositores judeus.  Desta feita o tema da discussão é a liceidade ou não de se pagar um tributo ao imperador romano. A pergunta é insidiosa, porque feita com má intenção. 

Na mente dos opositores qualquer resposta que Jesus desse seria para Ele comprometedora.  Se dissesse “não é licito pagar o tributo a César”, estaria se colocando ao lado dos esquerdistas zelotas contra os romanos.  Se dissesse, contrariamente, que se deveria pagar o tributo a César, perderia as simpatias do povo judeu. Mas Jesus saiu-se perfeitamente bem com aquela expressão lapidar que nós conhecemos: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, e hoje esta frase de Jesus se transforma em catequese para nós. 

A Igreja vive neste mundo, dele não deseja nenhum privilégio, deseja simplesmente servir a todos os seres humanos nas suas respectivas pátrias, nações e estados, com as suas leis.

Existem mil maneiras de a Igreja se relacionar com o mundo e ela nos ensina que, em principio, nós todos devemos respeito, amor e obediência àqueles que estão constituídos em dignidade - ainda que pessoalmente, na própria vida, não sejam modelos a serem imitados. É evidente, existem limites, porque acima de César está Deus, e quando, num determinado estado ou nação, se legisla contra a Vontade de Deus, manifestada na Revelação de que é depositária a Igreja, não podemos acatar ou obedecer a esta autoridade.

No nosso Brasil é claro que, para um católico, não se coloca a questão do divórcio, do aborto, do casamento com pessoas do mesmo sexo, ainda que eventualmente estas leis todas passassem e fossem aprovadas pelos parlamentares que nos representam.  Neste caso, Deus deve ser obedecido de preferência e primariamente.

Rezemos muito, sobretudo para os nossos Bispos, porque a eles compete, em primeiro lugar, estabelecer as bases de um bom relacionamento entre a Igreja e o Estado.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário