OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CATEQUESE SOBRE A “ ORAÇÃO”.


QUINTA FEIRA
11ª SEMANA TEMPO COMUM
Mt.6,7-15


O evangelista São Mateus, através do Sermão da Montanha, nos catequiza e hoje apresenta a seus leitores um modelo de oração. Em primeiro lugar, depois de ter estigmatizado aqueles que rezam por ostentação para serem vistos e elogiados, fala diretamente aos pagãos que entram no cristianismo.  Não devem, através da Oração, tentar modificar a Vontade de Deus. 

A Oração não é uma técnica sofisticada para fazermos com que Deus realize a nossa Vontade; pelo contrário, na Oração nós nos dobramos diante de Deus e pedimos a Ele luzes e força para compreendermos a Sua Vontade e decidirmos ou concluirmos que ela é o melhor para nós.

A seguir veio um modelo de Oração concisa, porque o Pai sabe de que temos necessidade: “Pai nosso que estais no Céu”. Ele é Pai, mas, ao mesmo tempo, é transcendente - não é como o pai da terra, porque está na transcendência. “Santificado seja o Vosso nome”.  Nós santificamos o nome de Deus, quando nosso agir interior e exterior é retilíneo, é transparente, quando os outros vêem em nós, um modelo evangélico; pelo contrário, nós acabamos blasfemando o nome de Deus, ou permitindo que Ele seja blasfemado, quando vivemos incoerentemente. "Venha a nós o Vosso Reino”.  O Reino de Deus está de alguma maneira presente, mas não é ainda realidade acabada. 

Por mais que trabalhemos as nossas sociedades, jamais seremos capazes de trazer o Reino para cá.  É sempre de Deus, e não uma conquista humana. “Seja feita a Vossa vontade na terra, da mesma maneira como Ela é realizada no Céu”.  A seguir, os pedidos mais urgentes para nós, o Pão de cada dia, que pode ser entendido como o Pão material, mas também pode ser compreendido como o Pão da Palavra do Senhor, que nunca nos pode faltar, porque do Pão material, um dia, não precisaremos mais. “Perdoai as nossas ofensas, como nós perdoamos aos que nos ofendem”. 

Um pedido que vem condicionado à nossa maneira ou prontidão em perdoar os demais. “Não nos deixeis cair em tentação”.  Primeiramente, a grande tentação, a tentação escatológica, aquele momento em que se decide o tudo ou o nada, em favor de Deus ou contra Deus, tentação esta que se pode antecipar nas nossas vidas através das tentações insidiosas de cada dia.

E finalmente: “não nos deixeis entrar no mal, não nos deixeis sermos vencidos pelo mal, livrai-nos do mal”.  Também em primeiro lugar, o maligno, Satanás e o que é satânico, e a seguir tudo aquilo que com o satanismo está mais ou menos relacionado.

Não é esta uma Oração feita para ser recitada em série, mas podemos recitá-la pausadamente, poucas vezes e com proveito espiritual para nós.  Muitos santos e autores espirituais meditaram a fundo a Oração do Senhor.(*)

c / f  Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário