OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 23 de junho de 2010

OS VERDADEIROS PREGADORES DA PALAVRA DE DEUS.


Quarta Feira
12ª Semana T. Comum
Mt.7,15-20

“Acautelai-vos dos falsos profetas que vêm a vós com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes”. É muito provável que na comunidade de São Mateus existissem Profetas e Missionários itinerantes, que transmitiam com maior ou menor sucesso a Doutrina de Jesus.  É possível que nelas se introduzissem falsos profetas; podemos imaginar estes falsos profetas vindos primeiramente da ala do judaísmo, isto é, judeus não convertidos, tentando semear a confusão no meio de judeus cristãos e pagãos cristãos.

Mas São Mateus não se limita a estigmatizar simplesmente eventuais judeus que semeavam confusão, pois existiam também Cristãos que, desde dentro, transmitiam doutrinas heterodoxas, ou então - o que é pior - transmitiam algo de maneira contraditória. Tomavam a Palavra de Deus e a giravam como bem entendiam.  Recebiam a Palavra de Deus e a transformavam no veneno de suas próprias visões ou ambições. A respeito destes, São Mateus é bastante severo:  “Estes são os lobos que vêm com peles de ovelhas, que se introduzem no meio cristão”. Seu comportamento é extremamente nocivo, porém existe uma maneira de separar o joio do trigo. 

Quem é o verdadeiro Pregador?  Aquele que prega realmente a Palavra de Deus, que a prega na sua pureza integral, que não a atraiçoa, e somente aquele que a vive coerentemente. São  Mateus convida seus ouvintes e seus leitores a olharem o estilo de Vida dos Pregadores itinerantes, e hoje podemos trazer para nós, facilmente, esta orientação do Evangelista.

Olhemos nossos Pregadores, olhemos o seu testemunho de Vida, o modo concreto como conduzem as próprias existências.  São pessoas que se dedicam inteiramente ao Evangelho, que não se enriquecem à custa dele, são pessoas ricas apenas de Deus e não de bens materiais?.  O que estas pessoas, na verdade, buscam ao transmitir a Palavra de Deus? 

Através dos frutos, isto é, através da coerência ou através da incoerência pode-se chegar a determinar se são realmente Pregadores cheios do Espírito Santo ou se são falsos pregadores, que se servem da Palavra de Deus para outras finalidades, até mesmo iníquas como, por exemplo, o enriquecimento pessoal, acima de todo e qualquer propósito.

Os verdadeiros Pregadores da Palavra de Deus e os Apóstolos são os primeiros a dar o bom exemplo: foram pobres e lhes foi proibido carregar o que quer que fosse pela estrada - nem bastão, nem sacola e dinheiro algum.  Eles deviam confiar única e exclusivamente em Deus. 

Os verdadeiros pastores de hoje vivem uma Vida evangélica transparente - estes merecem ser ouvidos.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário