OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O CORPO E SANGUE DE CRISTO

Quinta Feira
3 de Junho de 2010
Lc.9,11-17
Hoje celebramos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Esta solenidade foi, pela primeira vez, celebrada na diocese belga de Liège, em 1246. Mais tarde, por ordem do Papa Urbano IV, ela se estendeu por todo o mundo cristão católico.

Com esta solenidade se quer celebrar festivamente o mistério da Quinta-feira Santa, o mistério da Eucaristia. A partir de então se tornaram numerosas as Procissões do Santíssimo, as Adorações, as visitas, as exposições e as bênçãos do Santíssimo; mas o mais importante é a Eucaristia, ou a Missa celebrada naquele momento - e é disto que se trata na solenidade de hoje: Jesus re-atualiza o gesto do Calvário através do Sacramento comestível do Pão e do Vinho, tornados Corpo imolado e Sangue derramado.  Jesus continua a colocar sobre os nossos altares o gesto da Cruz seguido de Ressurreição.

Qual é o momento mais importante da Eucaristia? Diriam uns: é a Lliturgia da Palavra, onde Cristo nos fala, enquanto outros alegremente saltam este momento. O segundo grupo poderia dizer que o momento mais importante é o Ofertório, quando nos oferecemos juntamente com Cristo ao Pai, ou quando nos oferecemos juntamente com o Pão e o Vinho que se tornarão Corpo e Sangue de Cristo. Dirá um terceiro grupo que o momento culminante da Eucaristia é a Consagração, ou a elevação, ou a própria Comunhão.

Eu diria que o momento chave dá-se entre a Consagração e a Comunhão, quando o Sacerdote ergue a patena com o Corpo de Cristo juntamente com o cálice e pronuncia solenemente as palavras: “Por Cristo com Cristo e em Cristo, a Vós Deus Pai Todo Poderoso na unidade do Espírito Santo toda honra e toda glória”, e toda assembléia deveria vibrar uníssona num único cântico “Amém”.

Naquele exato momento o Cristo do Sacrifício Se oferece ao Pai, naquele momento nós podemos - com Cristo e através do Cristo - oferecer-nos, oferecer nossas vidas, os sacrifícios que vivemos, o negativo e oferecer o positivo também.

Um pouco antes de Jesus tornar-se Alimento, Comida e Bebida para todos nós, na Eucaristia, com Ele nós nos oferecemos a Deus Pai. Depois nós O comungamos, nós comemos Sua Carne e Bebemos o Seu Sangue para nos tornarmos também, a nosso modo, Pão eucarístico, isto é, que nossa Vida, toda oferecida como Sacrifício a Deus com Cristo, se transforme em Sacrifício horizontal para o bem dos nossos irmãos.

Aprendamos a viver profundamente o mistério

Eucarístico, que é o mistério da celebração

deste dia.   (*)


c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário