OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 8 de junho de 2010

O SAL DA TERRA É O ZELO PELAS COISAS DE DEUS.



TERÇA FEIRA
10ª SEMANA T. COMUM
1Rs17,7-16
Mt.5,13-16
O Evangelho exorta-nos a sermosSal da Terra e Luz do Mundo. A primeira leitura, tirada do Ciclo de Elias, é bastante pitoresca e cheia de humor. Existem maneiras distintas de ser sal da Terra e luz do mundo. Elias, no século IX AC, também o foi, ao seu modo, lutando contra a banalização ou a idolatria no Reino de Israel, ou Reino do Norte. Elias foi sal da Terra, exigindo com zelo fogoso que o Deus de Israel fosse exclusivamente adorado.
Este zelo tem a sua atualidade numa época de relativismo e indiferentismo religioso. Quantos de nós poderíamos, por graça de Deus, imitar o Profeta Elias? "Eu me consumo em zelo pelo Senhor dos Exércitos", e nós também, nestes tempos, deveríamos nos consumir em zelo pelo Senhor Deus, sobretudo quando vemos que a Sua vontade - onde se encontra a nossa Salvação - é sistematicamente rejeitada pela opinião pública, pela mídia e pela sociedade em geral.
Como seria de desejar que Católicos deixassem de lado a sua mediocridade, o seu comodismo, o seu respeito humano e se pusessem a buscar, acima de tudo, os direitos de Deus numa sociedade depravada e na Vida de cada um de nós.
Mas a viúva - a quem se dirigiu Elias em Sarepta, na Sidônia - foi também, ao seu modo, luz do mundo - luz do mundo - a se esquecer da sua indigência e da indigência de seu filho para, caridosamente, preparar um prato para o profeta.
Deus, diz o texto, naquele momento premiou a Generosidade, a Caridade, daquela pobre viúva; fez com que a farinha e o óleo que possuía não diminuíssem durante todo o tempo em que a Carestia, ou Seca, se abateu sobre Israel.
Busquemos as modalidades que Deus nos concede de sermos - cada um ao seu modo, pessoalmente - sal da Terra, e luz do mundo.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário