OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A SAGRADA ESCRITURA, PELO ESPÍRITO SANTO TRANSFORMA O NOSSO INTERIOR EM PALAVRA VIVA DE DEUS

Sexta Feira

9ª Semana T. Comum
2Tim.3,10-17


Escreve São Paulo a São Timóteo: "Tu conheces as Sagradas Escrituras, elas podem instruir-te para a salvação que se obtém por meio da fé em Jesus Cristo".

Toda Escritura, efetivamente, é inspirada por Deus e útil para ensinar, convencer, corrigir, e formar na justiça para que o homem de Deus esteja completo e bem preparado para toda obra boa.

Deus digna-Se - a partir de Seu mistério transcendente, inefável e impenetrável – a conversar amorosamente com Seus filhos através das Escrituras. Elas são - para quem as lê com Fé - cartas de Amor que Deus escreve para Sua Igreja, Seu Povo e para cada um de nós em particular.

No entanto, para que se faça uma leitura proveitosa da Sagrada Escritura é preciso saber que estas Palavras partiram do Coração de Deus e devem encontrar ressonância nos nossos Corações. Com outras palavras, a Sagrada Escritura exige e pressupõe a docilidade. É preciso permitir que aquilo que de Deus provém, caia lentamente nos nossos Corações e, mais, com a Sua graça, que nossos Corações se vão, pouco a pouco, transformando, e o homem se vá realizando nesta construção do homem interior, ou do homem de Deus.

Leva tempo, mas é importante afirmar: se não esmorecermos no exercício diário da leitura amorosa da Palavra de Deus, se perseverarmos naquilo que a Liturgia, a espiritualidade e a própria Teologia chamam "Lexio Divina", aos poucos nos vamos transformando naquelas Palavras que vão penetrando em nós.

Isto é Graça e Ação do Espírito Santo em nós; o homem de Deus maduro e consolidado é aquele que assimilou de tal maneira a Palavra de Deus, que o texto escrito deixa de ser uma simples partitura (página, texto), para se tornar texto vivo - ele mesmo é Palavra de Deus, não mais escrita com tinta, mas vivamente esculpida pelo Espírito nos próprios Corações.

Santo Agostinho afirma que uma pessoa que chegue a ser ela mesma a Palavra viva de Deus não tem mais necessidade para si da própria Escritura, a não ser para instruir os principiantes.

Claro, este é um ponto de vista bastante alto e idealizado, no entanto é para lá que todo homem de Deus se dirige seriamente.(*)

c / f Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário