OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 4 de junho de 2010

DEUS AMA A PRONTIDÃO DE QUEM DÁ COM A GENEROSIDADE DO CORAÇÃO

SÁBADO 5 de Junho
9ª Semana T. COMUM
Mc.12,38-44

O curto texto evangélico possui duas cenas diametralmente opostas. De um lado Jesus fala dos Escribas - teólogos do tempo de Jesus - que gostavam de passear ostensivamente pelas ruas mostrando longas franjas, gostavam de ser cumprimentados em praças públicas e dos primeiros lugares nas sinagogas; ostentavam religião e piedade, mas, diz o texto, devoravam as casas das viúvas.
Não sabemos exatamente como realizavam isto. Quem sabe, exigindo das pobres coitadas alugueis ou prestações de serviços superiores às forças delas. Contrariamente a este quadro, uma pobre viúva deposita uma moedinha no cofre de esmolas do Templo de Jerusalém.
Ela parece ser insignificante - e de fato o é - aos olhos dos homens. A moeda que ela deposita no cofre não tem nenhum valor, mas Jesus que, como Deus, percebe os segredos do coração, vê com que amor, doação, docilidade aquela mulher realiza aquele gesto. Chama a atenção dos discípulos: ela deu mais do que aqueles outros que colocaram somas bem maiores, que deram e dão do que lhes sobra, enquanto esta, na sua Fé, na sua confiança em Deus, deu tudo aquilo de que necessitava ao menos para sobreviver naquele dia.
Esta viúva nos ensina que a piedade não é um negócio qualquer a que se possa chegar com fins lucrativos. Deus ama a prontidão e ama aquele que dá generosamente da abundância do seu próprio coração e não apenas das sobras do seu bolso, que não lhe farão falta alguma.
A Igreja Católica fala do dízimo, mas não insiste como algumas seitas por ai, que o levam a ferro e fogo. Existem pessoas humildes que não podem sequer pagar o dízimo, mas cada um ofereça a Deus da abundância, da generosidade interior, ciente de que Deus não se deixa vencer em generosidade.(*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário