OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sábado, 13 de fevereiro de 2010

VIVER AS BEM AVENTURANÇAS DE JESUS



6º DOMINGO TEMPO COMUM
                             Lc.6,17.20-26

No último domingo do tempo comum antes da quaresma, o Evangelho de São Lucas nos fala das Bem Aventuranças de Jesus: “Bem aventurados os pobres, bem aventurados os que têm fome, bem aventurados aqueles que agora choram”.

A seguir e de maneira antitética: “Ai de vós ricos, ai de vós que agora estais saciados, ai de vós que agora rides”.

São Mateus possui estas mesmas bem aventuranças. As espiritualizou bem mais do que São Lucas. É possível, como elas se encontrem em São Lucas, espelhem melhor as palavras proferidas efetivamente por Jesus.
                                                       Padre Fernando C. Cardoso             
                                                

                  Retiro no Carnaval

Na verdade, Jesus inverte a ordem deste mundo, que possui as suas bem aventuranças: Bem aventurados os ricos, bem aventurados os homens de sucesso, bem aventurados aqueles que conseguem poder, bem aventurados aqueles que fazem carreira política, bem aventurados aqueles que se tornam notórios na mídia e sobretudo na televisão. Enfim bem aventurados aqueles que estão totalmente felizes neste mundo. Aí está o grande perigo que Jesus hoje nos põe de sobreaviso.

Estas pessoas têm excesso de coisas materiais, excesso de dinheiro, de poder, de prazer que praticamente não aspiram por uma outra vida, por um outro tesouro que provém de Deus.

Estas pessoas não são capazes, na curtíssima visão que tem diante de Deus, de distinguir o provisório, o inacabado do definitivo. Estão repletas de bens deste mundo, que não aspiram  os bens de Deus.

A riqueza, o excesso de prazeres, de conforto deste mundo nos deixa totalmente insensível para Deus: “Se estou tão bem aqui, o que é que Deus me pode trazer de mais alegre, mais confortante, mais profundo? Pelo contrário, gostaria de viver aqui para sempre”.

Assim raciocinam muitos daqueles que não vivem as bem aventuranças de Jesus, vivem as bem aventuranças do mundo. Preferem apostar tudo neste mundo e nada do além. Muitos deles nem mesmo acreditam ou crêem que haja alguma coisa após a morte: “Esta vida é a única e de certa maneira é a mais importante, a mais decisiva. Nada, absolutamente nada pode ser sacrificado neste mundo, tudo aqui é essencial e indispensável”.

Estas pessoas não estão dispostas a se perderem neste mundo para se reencontrarem na eternidade, inverteram totalmente as palavras de Jesus e vivem o anti-evangelho.

Saibamos distinguir o Evangelho do anti-evangelho. Não permitamos que o mundo através do anti-evangelho entre no nosso coração.   (*)
c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário