OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEUS PREFERE MORAR EM NOSSOS CORAÇÕES



Segunda Feira
5ª Semana Temo Comum
                                                                 1Rs..8,1-7.9-13
O livro I dos Reis mostra-nos a dedicação que Salomão realizou do templo de Jerusalém.
      Qual foi a História deste Templo? Foi construído por Salomão no século X AC. Foi destruído em 587 pelos exércitos da Babilônia. Reconstruído em 520 pelos repatriados do exílio de Babilônia, foi solenemente dedicado novamente a Deus em 515.
     Em 167 AC foi profanado pelos Reis Seleucidas da Síria. Três anos mais tarde, novamente purificado pelos macabeus. No ano XIX AC Herodes o Grande o reformulou inteiramente e no ano 70 ele foi definitivamente destruído pelos Romanos. Nunca mais foi construído.
    Em seu lugar hoje se encontram duas Mesquitas Mulçumanas que são as terceiras em importância do Islã, a mesquita de Omar e a mesquita chamada Elaksa, a longínqua.
    Em Jerusalém os Judeus se limitam a venerar um único muro Herodiano que restou de toda aquela construção imponente, o famoso muro das Lamentações.
       Os Mulçumanos rezam nas Mesquitas situadas  na antiga esplanada do Templo. Os Cristãos nas diversas Igrejas que existem em Jerusalém e no mundo inteiro, por quê?
                                                                       

    Padre Fernando C. Cardoso



Porque a diferença dos Judeus e dos Mulçumanos,  cremos que o verdadeiro Templo agradável a Deus é, em primeiro lugar, o Corpo de Jesus Ressuscitado e em segundo lugar, cada um de Nós chamado, por Vocação e Graça, a ser uma Pedra Viva neste mesmo Edifício e Corpo que recebe o nome de Igreja.
    Assim parafraseando um grande Padre da Igreja grega, chamado Orígenes: “Nós não saímos nunca do Templo de Deus, porque cada um  é o Templo de Deus” e Deus prefere habitar o Coração de cada Cristão ou de cada homem de boa Vontade, a Habitar uma casa suntuosa e majestosa, mas feita de pedras mortas.
    Você é templo de Deus. Você nunca sai portanto do templo de Deus, ainda que não esteja numa Igreja,  esteja em casa, ou esteja na profissão apenas.
    Deus lhe pede que este Templo, que é o nosso Corpo, não seja profanado pelos nossos pecados. Que este Templo se torne sempre mais um Templo agradável com o nosso crescimento nas virtudes e sobretudo as Virtudes Teologais: a Fé, a Esperança e o Amor.   (*)

c / f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário