OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 31 de janeiro de 2010

SOMOS EVANGELIZADOS POR SÃO LUCAS


DOMINGO
4ª SEMANA TEMPOCO COMUM
Lc.4,21-10
No quarto domingo do tempo comum a Igreja nos faz refletir sobre o discurso inaugural Lucano de Jesus em Nazaré, sua Pátria.

Depois de um primeiro momento de admiração mostra-nos o evangelista o escândalo dos compatriotas de Jesus. “É este o filho do carpinteiro, o filho de Maria, nós o conhecemos há anos Cresceu no nosso meio. Nunca foi diferente e agora se mostra repleto do espírito de Deus, profeta de boa nova e de Evangelho?”

Escandalizaram-se. E aquele escândalo foi o primeiro de uma série de outros escândalos que se sucederiam, não apenas na Vida de Jesus, mas na Vida da Igreja também.

Padre Frnando C. Cardoso

Não é verdade que ainda hoje se escandaliza com a Igreja por ser demasiadamente humana? Não é verdade que ainda hoje se escandaliza com a Igreja por conter em seu seio Sacerdotes que não a dignificam com a própria vida e conduta? Não é verdade que ainda hoje se escandaliza com a Igreja por causa de tantos católicos que dão mau exemplo dentro dela, e são espetáculo deprimente ao mundo?

Sim, ainda hoje o que aconteceu em Nazaré repercute no meio da Igreja e no meio das nossas Comunidades.

Jesus, no entanto se defende com um provérbio: “Certamente me direis: médico cura-te a ti mesmo, o que fizeste em Cafarnauum faze-o aqui na tua terra”.

É um pecado grande exigir de Deus milagres atuais. Quando Deus deliberadamente realiza um gesto miraculoso, não é que Ele queira chamar a atenção de todos sobre o extraordinário. Quando Jesus curou, por exemplo, um cego ou um paralítico, não era sobre o maravilhoso natural e material que Ele queria chamar atenção, Ele queria mostrar que é capaz de curar outras tantas cegueiras espirituais mais nefastas do que aquela, outras tantas paralisias espirituais mais dolorosas e de maiores conseqüências trágicas.

Tornemos a Igreja tanto quanto depende de nós, menos sujeita a críticas. Em segundo lugar, não exijamos de Deus milagres na ordem natural, saibamos que os milagres realizados por Sua livre iniciativa, na ordem natural, são apenas sinais que apontam numa outra direção, na direção do espiritual e desta maneira nós continuamos a ser evangelizados por Lucas. (*)

c/f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário