OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DEUS MESMO CONSTROI SUA CASA


4ª Feira
3ª Semana Tempo Comum
2Sm.7,4-17
Hoje, diz-nos o segundo livro de Samuel, que Davi tomou a iniciativa de construir uma Casa para Deus. Um templo para abrigar a sua Arca da Aliança.

Até então existia apenas o Palácio Real. Deus não pensa como os homens. Através do profeta Natan manda um recado a Davi.

Não será Davi a construir-lhe uma casa, será Deus em pessoa a construir a Davi uma nova Casa. E que diferença entre a Casa que Davi queria construir para Deus e a Casa que Deus construirá para Davi.

Davi sonhava com Templo de pedras mortas que efetivamente será construído pelo seu filho e sucessor Salomão. Deus, no entanto não pensa numa Casa de pedras mortas, pensa numa Casa viva, pensa exatamente numa dinastia, “de sua descendência, Eu tirarei o meu Eleito. Eu serei para ele um pai, ele será para mim um filho”.

Esta promessa inicialmente referida a Salomão, o filho de Davi, será posteriormente estendida a todos os descendentes de Davi e Reis de Judá em Jerusalém.

Muito mais tarde, quando a dinastia Davídica perder o seu brilho e for totalmente apagada do cenário histórico, os Profetas pós-exílicos, suscitarão a Esperança num futuro descendente de Davi.

Padre Fernando C.Cardoso

Um grupo de Discípulos de Jesus viu em sua Pessoa o cumprimento pleno deste oráculo feito por Deus a Davi através do Profeta Natam. Jesus é o descendente de Davi, Jesus é a verdadeira casa de Deus, Jesus é o verdadeiro templo que o próprio Deus construiu para si mesmo. Nele habita corporalmente a Plenitude da divindade e neste Templo vivo que é Jesus onde habita corporalmente a Plenitude da divindade, cada um de nós foi enxertado através do batismo que recebemos.

Neste Templo que é o Corpo de Cristo e do qual somos membros, crescemos constantemente alimentados por Seu Corpo Imolado e por Seu Sangue derramado.

Tudo isto é o desenvolvimento e o final daquela promessa feita por Deus a Davi: “Não és tu que me construirás uma Casa, serei Eu a construir-te uma verdadeira Casa”.

Todos esperamos a plena união com Deus em Cristo na Jerusalém Celeste.

Então sim, este oráculo terá recebido a sua última consumação gloriosa. (*)

Padre Fernando C.Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário