OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PAZ PARA JERUSALEM e para a Palestina.


Terça Feira
Tempo Comum

2Sm.6,12b-15.17-19

O segundo livro de Samuel que hoje ouvimos na liturgia, fala-nos do transporte da Arca da Aliança, feito por Davi, para Jerusalém.

Davi havia conquistado, de acordo com a literatura, Jerusalém para a Capital de seu Reino. Mas com o transporte da Arca para lá, Jerusalém se transforma não apenas em Capital Política, mas em centro religioso e desde então Jerusalém será sempre considerada uma Cidade Santa.

Não é que Deus não considere outras cidades como as nossas também. Santos existem em todas as Cidades. Hoje eu convido a todos que meditam a voltarem seus Olhares, seus Pensamentos e, sobretudo a suas Preces para a Cidade de Jerusalém.

Aquela Cidade foi escolhida por Deus para nela se realizar todo o Mistério de nossa Salvação. Foi lá que Jesus derramou seu Sangue precioso e resgatou para Deus todo ser humano. Foi lá que Jesus destruiu a morte e abriu as Portas da eternidade.

É lá que se encontra até hoje o Santo Sepulcro vazio juntamente com Golgatá, o lugar de sua Execução e Morte. É lá que os primeiros Discípulos receberam o Espírito Santo que os levou e continua a levá-los aos confins da terra.

Padre Fernando C.Cardoso


Pedir Paz para Jerusalém faz-nos recitar e cantar um Salmo. Pedir que houvesse segurança dentro de suas muralhas. Infelizmente Jerusalém que é o centro das três grandes religiões monoteístas: Judeus, Cristãos e Mulçumanos é uma Cidade tremendamente disputada, é uma cidade que ainda não encontrou a paz, embora a etimologia de seu nome seja uma Cidade de paz. É lá que nós Cristãos gostaríamos de conviver em Paz, com os Judeus e com os Mulçumanos.

O Santo Padre tem tido muito cuidado, respeito e solicitude nas suas relações com os Judeus, com a Terra Santa e com o status da Cidade de Jerusalém.

Hoje peço a cada um uma Contemplação desta Cidade. Dentre todas foi a que Deus escolheu para o Mistério Pascal que nos envolve desde o nosso Batismo e se perpetua nas nossas Eucaristias.

Foi lá que a Eucaristia foi instituída e celebrada pela primeira vez. Peçamos a Paz para Jerusalém, peçamos que aqueles que lá vivem se compreendam, se respeitem e procurem resolver as suas pendências através do dialogo desarmado e não através da guerra, da guerrilha e muito menos de atos terroristas.

Assim, peçamos hoje Paz para Jerusalém e para a Palestina. Que Israel saiba viver em Paz, com os irmãos palestinos porque de uma maneira ou de outra, Deus os colocou lado a lado e eles devem mais cedo ou mais tarde aprender a conviver. (*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário