OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DEUS NÃO PENSA COMO OS HOMENS

Terça Feira
2ª Semana Tempo comum
1Sm.16,1-13
O reino trágico de Saul chega ao fim. No entanto, a História continua.
Samuel é encarregado por Deus de buscar-lhe um Sucessor digno. Por Ordem divina vai a uma aldeiazinha desprezível ao sul de Jerusalém chamada Belém. Entra na casa de um pequeno chacareiro Jessé. Faz desfilar todos os seus filhos em sua presença.
Num primeiro momento Samuel se sentia atraído pelo mais forte, mais valoroso, mais belo. No entanto, a Mão de Deus recaia sobre o menor, o mais desprezível, aquele não desfilou com seus irmãos na presença do Juiz e do Profeta.
Davi, um pastorzinho de ovelhas. É a este que Deus vai, de acordo com a Historiografia deuteronomista, escolher para apascentar o seu Povo.
Davi na sua simplicidade e humildade já manifesta o estilo de Deus. Deus prefere o simples aos grandes.

Padre Fernando C. Cardoso

Os olhares de Deus são distintos dos olhares humanos. Os pensamentos de Deus são distintos dos pensamentos humanos e nós na figura humilde e simples de Davi, anteve-mos como que em filigrana a figura de Jesus filho de Davi.
Ele também, humanamente falando era um carpinteiro e filho de carpinteiro. Não ostentava dotes e talentos recebidos de gran-des escolas, pois nunca a freqüentou.
Após Jesus, na História da Igreja, muitas pessoas simples, humildes e apagadas fo-ram escondidas dos homens, mas não de Deus e foram eleitas para grandes ações.
A partir da leitura deste texto nossos olha-res se alargam ao redor, e contemplamos com os olhos da Fé, uma multidão de gente humilde e simples que não é capa de revista e nem notícia de imprensa.
Muitos deles são pessoas que vivem honestamente de acordo com a sua Consciência e alguns freqüentam as Comunidades de nossas Igrejas, entregues aos serviços mais humildes, sem buscarem jamais o primeiro lugar o brilho ou qualquer ostentação.

Todos estes são lidos através da luz e da escolha de Davi. Estes são eleitos verdadeira-mente de Deus. Se você se sente uma destas pessoas, louve e bendiga a Deus que não pensa ou calcula como os homens, mas é totalmente diverso nas suas escolhas. (*)
c/f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário