OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 17 de janeiro de 2010

VOCÊ SE ALEGRA COM JESUS?



2º DOMINGO Tempo Comum
                                                    Jo.2,1-11

Celebramos hoje o
segundo domingo do tempo comum.  O evangelho é  do quarto Evangelista São João e nos apresenta o famoso episódio das Bodas de Caná.

      Como foi diversa  a reação dos primeiros leitores deste texto e nós que o lemos na tradição da Igreja dois mil anos depois. 
    Na verdade, a nossa tentação é buscar reconstruir com precisão o que realmente pode ter acontecido num vilarejo desconhecido chamado Caná, na baixa Galiléia, e não é esta a mensagem que o Evangelista nos quis transmitir, pelo contrário, ele foi mais profundo, ele estava acostumado com o Antigo Testamento.  Quando inesperado , surpreendentemente, surgiu, no cenário da história, Jesus. 
      Como Jesus modificou a História!. Até então, o Antigo Testamento todo inteiro era simbolizado na água das  continuadas purificações dos Judeus. Inexplicavelmente, na plenitude dos tempos ao enviar Deus Seu filho à terra, trouxe para nós uma grande festividade.
     Esta festa constante que durante toda a vida celebramos com o Filho de Deus, Jesus Cristo no meio de nós, vem aqui simbolizada pelo vinho,  generoso,  gostoso, vinho de qualidade excelente que chegou depois de um longo período de água ou de Antigo Testamento. 
      A única pergunta que faço é esta: Jesus representa para você uma Festa?  Jesus representa para você um marco na sua História e na sua Vida?  Jesus modificou o andamento da sua própria existência?  Jesus trouxe verdadeiramente alegria para o seu coração e terá trazido também alegria para o coração de sua Comunidade, como trouxe alegria para aqueles convivas naquela festa de Casamento?  Você tem a experiência, ou faz a experiência diária da presença alegre, profunda, satisfatória de Jesus em sua existência?  Existência que preenche e supera todos os seus desejos.  Jesus realmente é isto para você? 

Se a resposta for afirmativa, você compreendeu o texto de Caná da Galiléia e você o vive no íntimo do seu Coração, porque aquilo que lá se deu continua a se passar com você.  (*)

c/f Padre Fernando C. Cartdoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário