OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

domingo, 24 de janeiro de 2010

VOCÊ COLABORA COM JESUS?


DOMINGO
3ª SEMANA TEMPO COMUM
Lc.1,1-4.;4,14-21
Neste
terceiro domingo do tempo comum, iniciamos a leitura que será constante do evangelista Lucas durante todo este ano chamado na liturgia ano C.

Após o prólogo do Evangelho, excluindo os capítulos da infância já lidos e meditados no tempo do natal, iniciamos a Vida pública de Jesus em seu capítulo quarto.

De acordo com este evangelista, Jesus inicia a sua Vida publica numa visita e num discurso inaugural na sinagoga de Nazaré, Cidade onde se havia criado.

Padre Fernando C.Cardoso



“O Espírito do Senhor está sobre mim”. Esta é uma afirmação diante da qual nos detemos. Aquele filho do carpinteiro, até então conhecido como filho de Maria e de José, é alguém que surpreendentemente pode dizer: “Estou cheio, repleto do espírito de Deus”. E de fato São Lucas se compraz em dizer-nos que é na força vivificante deste Espírito de Deus que Jesus exercerá todo o seu Ministério.

O discurso de Nazaré é programático, na força do espírito de Deus, Ele é enviado a levar a boa nova aos pobres.

Quem são esses pobres, que de acordo com o Evangelista se transformaram em destinatários da boa nova de Jesus, ungido pelo Espírito Santo?

Podemos hoje afirmar que são as pessoas que não contam com nada deste mundo. São pessoas humildes e simples que não podem fazer valer a sua força. São pessoas de pouca importância ou insignificantes aos olhos mundanos, mas buscam em Deus o seu Sustentamento, a sua Coragem, a sua Esperança.

Estes são sempre os destinatários primeiro da Boa Nova de Jesus. Onde quer que ela seja pregada são estas pessoas mais despojadas,mais humildes, que acorrem pressurosas a pregação do evangelho e tratam de colocá-lo em prática, louvando e bendizendo a Deus pelo bem que lhes fez.

Ainda hoje o Evangelho é bem mais recebido por este nível de pessoas do que por aqueles que tendo tantos bens materiais se sentem dispensados de Deus. Não sabem exatamente o que buscar em Deus, tão felizes estão com esta vida que vivem na terra.

Jesus continua dizendo que irá libertar os cativos, os prisioneiros, e dar vista aos cegos. Tomemos estas afirmações nos dois sentidos: no sentido material e no sentido espiritual.

No sentido espiritual é mais fácil de entender a libertação dos prisioneiros da Alma e dos cegos do Coração, mas do sentido material, Jesus para transformar este mundo num mundo melhor, pede a minha e a sua cooperação, a da sua Comunidade e da sua Igreja também. (*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário