OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BONS ADMINISTRADORES PARA O POVO DE DEUS.

Sexta Feira
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor.4,1-5


Depois de ter censurado a imaturidade da Comunidade de Corinto, São Paulo fala das características e exigências dos Ministros de Deus: “Irmãos que cada um nos considere ministros de Cristo e dispensadores dos mistérios de Deus”.


 O que se requer dos administradores? Que cada um deles seja fiel. Qual seria o retrato inspirado neste texto Paulino de um autêntico administrador dos mistérios de Deus na nossa igreja hoje?

Em primeiro lugar - a primeira característica: seja um homem de Oração. Não apenas convide a sua Comunidade a rezar, mas possa a sua Comunidade contemplá-lo horas a fio rezando.

Segunda característica: seja um Pregador que antes de anunciar a Palavra a outros anuncia a si próprio e deixe que esta Palavra de Deus na meditação pessoal, prolongada e diária, realize a Revolução interna necessária, somente depois se ponha a anunciar aos demais. Um escândalo verdadeiro é anunciar aos outros, aquilo que nunca se dignou sequer experimentar.

Terceira característica de um bom administrador dos mistérios de Deus: seja um bom liturgo, isto é, alguém que ame a Liturgia e a celebre com gravidade e com dignidade, juntamente com fervor.

Quarta característica de um administrador adequado dos mistérios de Deus: seja capaz de levar a Boa Nova a todos indiscriminadamente. Jovens e velhos, moços e anciãos, ricos e pobres.

Quinta característica de um bom administrador dos mistérios de Deus: seja totalmente desinteressado. “Como São Paulo, jamais cobicei o ouro e a prata de quem quer que seja, e continua, estas mãos, as mãos apostólicas de São Paulo, eram calejadas, estas mãos puderam prover as necessidades não apenas minhas, mas as daqueles que trabalhavam comigo. Não quis ser pesado a ninguém e tudo vos dei o exemplo de que é trabalhando que se deve comer dignamente o próprio pão”.

Eis algumas características que a Escritura, a tradição e a Igreja atual pedem dos administradores dos mistérios de Deus. O povo de Deus tem o direito, repito, e o dever de possuir administradores assim.

Mas neste caso pedimos também a colaboração de todos, indiscriminadamente para que nos ajudem a nós Padres a servi-los melhor, a servi-los como o Bom Pastor, Jesus, e nos Seu prolongamento.(*)

c / f  Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário