Quarta Feira
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ef.6,1-9
O autor da carta aos efésios não era um revolucionário inconformado com a sua época; não era missão sua introduzir modificações no tecido social da sociedade patriarcal de seu tempo; ele era um Missionário cristão. Assim ele se dirige aos escravos tranquilamente e, sobretudo aos escravos Cristãos, porque ele não vivia séculos na frente de sua época e naquele tempo havia ainda Escravatura.
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ef.6,1-9
O autor da carta aos efésios não era um revolucionário inconformado com a sua época; não era missão sua introduzir modificações no tecido social da sociedade patriarcal de seu tempo; ele era um Missionário cristão. Assim ele se dirige aos escravos tranquilamente e, sobretudo aos escravos Cristãos, porque ele não vivia séculos na frente de sua época e naquele tempo havia ainda Escravatura.
É preciso dizer a respeito destes
escravos o seguinte: eles foram o maior contingente Cristão do primeiro e
segundo século. O Cristianismo
penetrou com uma rapidez incrível na sociedade, mas, sobretudo nas classes mais
humildes e na mais humilde de todas: nos
escravos e nas escravas.
Plínio, o
jovem, quando quis saber o que se passava nas reuniões dos Cristãos, convocou
duas escravas Cristãs para que, sob tortura, elas lhe narrassem tudo o que lá
acontecia, porque circulavam os boatos mais absurdos a respeito dos Cristãos.
O nosso
autor não manda que os escravos se insurjam, pelo contrário, que obedeçam, mas
depois trata de humanizar os seus Patrões, sobretudo aqueles que são Cristãos e
sugere que eles sejam tratados como irmãos na Fé e faz uma afirmação
revolucionaria para o seu tempo: “o
homem livre é um escravo de Cristo e o escravo foi libertado em Cristo”.
A Escravidão,
lamentavelmente, se continuará por muitos séculos ainda, mas o Cristianismo
introduziu o antídoto que, trabalhando dentro desta realidade, iria provocar
muito mais tarde a abolição desta prática abominável aos nossos olhos.
Este antídoto é a Caridade, pois quando
a Caridade começa a ser vivida em grau iminente, estas desavenças, como o que,
se dissolvem todas elas.
E foi
assim que o Cristianismo aos poucos foi minando a sociedade do seu tempo e
contribuindo, em muito, para as nossas sociedades, sobretudo as sociedades
ocidentais do assim chamado ocidente, que foi no passado Cristão, embora hoje
vistosamente dê as costas ao Cristianismo.
Você
certamente não tem escravos, a lei não permite mais este tipo de comportamento,
mas você deve ter pessoas humildes, pessoas subordinadas a si, pessoas que
dependem do seu humor, que dependem da sua generosidade até mesmo na
subsistência. Como é o seu trato com os
humildes?
Você é capaz de perceber a figura
de Jesus Cristo por detrás de cada rosto humilde, servidor, empregado ou pobre?(*)
c/f Padre Fernndo C. Cardoso
c/f Padre Fernndo C. Cardoso
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