OBRIGADO PELA VISITA

O TEMPO CONTEM A TERNIDADE

CADA DIA NOVA VIDA

Calendario

O Tempo nos conduz a Deus

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DEUS PREFERE A OBEDIÊNCIA AO SACRIFÍCIO

2ª Feira Tempo Comum
1Sm.15,16-23
Fato curioso da época de Samuel e Saul; naqueles tempos antigos e primitivos se costumava por ocasião de uma vitória, passar todos os vencidos a fio de espada: homens, mulheres, crianças e até o gado.
Saul reportou uma vitória sobre os filisteus, porém poupou o gado. Samuel lhe vem ao encontro e o censura por haver desrespeitado aquele direito de guerra que se chamava “Rerem” no passado.
Nós nos chocamos tremendamente com este direito, e nos chocamos mais ainda se imaginamos que tal provenha de Deus.
Na verdade, é preciso dizer duas coisas: em primeiro lugar, historicamente isto nunca se deu, é mais literatura do que recordação de fatos verdadeiramente acontecidos; em segundo lugar, deu-se a data as lentidões da história e aos seres humanos, um exemplo: Deus queria a escravidão, Deus quer a escravidão e no entanto mesmo os autores do novo testamento toleraram a escravidão e somente muito mais tarde se foi constituindo, ou formando uma consciência contrária, a escravidão que hoje é abominável.
No entanto Samuel continua na sua requisitória contra Saul e esta sua afirmação nos é bastante útil na leitura do texto de hoje.

Padre fernando C. Cardoso
.


Deus diante das escusas de Saul - replica Samuel - prefere a obediência ao sacrifício, e isto é para nós a frase principal desta primeira leitura: Deus prefere a obediência ao culto, Deus prefere a obediência a atos exteriores, Deus prefere a obediência a uma vida autárquica de total liberdade como se Ele não existisse. É possível que nós não tenhamos obedecido a Deus em grandes e pequenas coisas. Não importa, esta homilia não quer ser uma homilia assustadora para ninguém. Deus deseja a conversão dos pecadores, de todos os pecadores e se em algum caso houve verdadeiramente subversão de valores, se alguém de nós não realizou a vontade de Deus, pelo contrario, através do pecado a vontade própria, Deus lhe concede misericordiosamente em Cristo a graça da conversão e do arrependimento.

Todos nós de uma forma ou de outra necessitamos desta graça e queremos pedi-la hoje com humildade ao Senhor. Ele prefere a obediência ao culto. (*)


c/f Padre Fernando C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário